
Games ajuda a identificar erros comuns da Língua Portuguesa
Um vilão altera todas as palavras de placas e letreiros de uma cidade, mas ele mal sabe que no local vive a Alfa Heroína, que precisa da sua ajuda para detê-lo. Através do game AlfaBeta Herói, os alunos da rede podem complementar o aprendizado com mais um jogo educacional gratuito e interativo..
– Clique aqui e comece a jogar
Com a plataforma, os usuários podem identificar os erros mais comuns da Língua Portuguesa. Para isso, o jogador controla a Alfa Heroína, que tentará ativar seu Robô Gigante para corrigir todas as palavras que foram alteradas. O objetivo é fazer com o usuário identifique o erro e ligue as partes do robô que não estiverem danificadas.
A iniciativa foi desenvolvida pelo grupo Ludo Educativo, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O game conta com mais de 160 palavras em diversas categorias, com um ranking no site do Ludo Educativo. O sistema também tem versão para Android.
Ludo Educativo
O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.
A equipe é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Araraquara.
“Admitir” ou “adimitir”? “Extrapolar” ou “estrapolar”? Esses erros podem parecer simples para você (se não for, tudo bem: as respostas certas são “admitir” e “extrapolar” ), mas não tanto para uma criança que ainda está começando a ter contato com a escrita. E é nesse ponto que o game AlfaBeta Herói, desenvolvido pelo portal de jogos Ludo Educativo, pretende ajudar.
A ideia é dar uma mão para a criançada superar os erros mais comuns da língua portuguesa. No começo do jogo, um vilão altera todas as palavras em placas e letreiros de uma cidade. O que ele não sabe é que lá vive a Alfa Heroína, que corrige os erros cometidos pelo inimigo. “Nós estabelecemos um limite de tempo, para estimular respostas rápidas e a melhor absorção do conhecimento”, diz Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), que reúne pesquisadores de todas as universidades estaduais e federais de São Paulo e onde nasceu, em 2009, o Ludo Educativo. O projeto conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp..