top of page

Muitos acreditam que os primeiros registros dos jogos eletrônicos surgiram na década de 1950. No entanto, devido a falta de documentação, é difícil determinar precisamente qual teria sido o primeiro jogo de video game oficial. Tennis for Two, desenvolvido no ano de 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham, é considerado um dos jogos eletrônicos pioneiros no mundo dos games. Em um computador analógico ligado a um osciloscópio, o “console” simulava uma partida de tênis, mas nunca chegou a ser comercializado, e Higinbotham, conhecido também por ter participado do Projeto Manhatan, que construiu a bomba atômica, também nunca patenteou sua criação.

Já o ano de 1961, ficou marcado pelo surgimento do Spacewar!, console desenvolvido pelos estudantes do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em que dois jogadores controlavam espaçonaves com o objetivo de destruir a do adversário. O que se sabe é que até aquela época, os jogos de videogame eram considerados apenas experimentos. Apenas ao final da década de 1960 tivemos o primeiro game para TV. Ping-Pong foi a sua invenção de sucesso e um marco na história dos jogos – posteriormente a Atari utilizou-se de uma ideia parecida para introduzir o seu primeiro game no mercado consumidor, o Pong, em 1972, que se tornou um fenômeno.

Foi também neste mesmo ano que surgiu o game Odyssey, da empresa Magnavox, console doméstico pioneiro a ser comercializado. O jogo nada mais era do que a criação anterior de Ralph Baer com algumas adaptações, e mais de 20 opções de atividades disponíveis. Apesar de não transmitir som e da má estratégia de marketing para divulgação, o console atingiu relativo sucesso entre o público. A década de 70 seguiu com novas criações e o domínio de mercado da Atari.

bottom of page